segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Les enquêtes de Monsieur M: João Paulo Esteves da Silva, músico / tradutor / poeta


Um filme com mar - Moby Dick, John Huston, 1956 (o filme impressionou-me, na infância, o livro só foi lido mais tarde; e impressionou ainda mais). 
Um filme com rio ou lago - Le Fleuve, Jean Renoir, 1951 (por alguma razão apanhei este filme várias vezes, em domingos da televisão a preto e branco. Na altura achava aquilo uma maçada, mas, por alguma razão, aguentava até ao fim. Só muito recentemente comprei o DVD e reparei que o filme é a cores; e belo.)
Um filme com neve - O Espelho, Andrei Tarkowsky, 1975 (A cena de neve, a partir do quadro do Brueghel é a primeira coisa que me ocorre com as palavras 'filme' e 'neve'.)
Um filme com chuva - Les Parapluies de Cherbourg, Jacques Demy, 1964 (Não achava graça nenhuma à beleza da Catherine Deneuve jovem. Só muito recentemente me apaixonei por ela, agora já sem qualquer risco carnal.)
Um filme com deserto - Lawrence da Arábia, David Lean, 1962 (vi este filme, prematuramente, quando tinha dez anos: O filme era para maiores de dezassete. Ainda não recuperei do traumatismo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário