sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CORRESPONDÊNCIA DO CONDE STUCKY DE QUAY



Contém cartas do Conde (Jorge) Stucky de Quay, consultor económico, residente no Estoril, dirigidas ao Dr. Salazar. Refere "como a Lei sobre os fatos de banho não foi revista, terei de passar as minhas férias em Biarritz, onde toda a gente pode tomar banho sem o cabo de mar às costas".


O Conde aborda todo o tipo de assuntos, em uma das cartas propõe a Salazar a redução "do horário dos funcionários públicos”: “aos sábados deviam trabalhar só até às 13h e usufruírem a tarde”. Cita o conselho do seu pai: “Nesta vida, para vencer são precisas três coisas, irradiar simpatia, ter ideias novas e ter bom senso”. Acrescenta, "o seu drama é estar só".

Obrigado a viajar pelas estradas nacionais, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração de uma mina de volfrâmio (Minas de Cerva), verifica o péssimo estado em que se encontram as estradas. Segundo o Presidente da Junta Autónoma das Estradas não há verba. Face ao exposto, sugere ao Dr. Salazar o seguinte: o Banco de Portugal possui 4 a 5 biliões de “stock” de oiro. Para que serve todo esse oiro? Vende-se oiro e procede-se à reconstrução de estradas. O autor reafirma “O drama seu [Salazar] é estar rodeado de incapazes em muitos setores, e sinto que muitas vezes V. Ex.ª, se encontra sozinho...”.

Reúne cartas do Conde para o Dr. Francisco Maia de Loureiro, Secretário Provincial do Fomento de Angola relativamente a finanças, economia, comércio, política. Também sobre assuntos da sua vida privada (a expulsão do seu genro Alberto Coronel do Clube de Ténis do Estoril, resultado da denúncia de 300 camisas “Lacoste”).

Inclui cartões postais - da Suíça, Cordoba, Cote D'Azur – Cannes; um cartão de votos de Bom Ano enviado pelo "Crédit Suisse", um dos moinhos da Holanda, outro da "Carrera de Caballos (Granja de San Ildefonso - Segovia"), entre outros.

Contempla duas fotografias de noivos (José Stucky).

Integra três fotografias da "Regata às Berlengas para disputa do troféu Salazar" (n.ºS 603-605).

Inclui um exemplar do Relatório do "Crédit Suisse" do ano de 1961; outro de "La Croix de Sinople organe de l'Ordre Militaire et Hospitalier de Saint-Lazare de Jerusalem, june 1962"; o Boletim da "União de Grémios de Lojistas de Lisboa".

Reúne jornais e recortes, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário